Blog

Mantenha-se atualizado no mundo da logística e transportes

13.08.2018
Compartilhe

Logística, qual sua importância para o setor de perecíveis?

Logística, qual sua importância para o setor de perecíveis?

A logística é muito importante para uma empresa manter a elevação da qualidade dos serviços e da produção. Por isso é tão importante a otimização dos processos e que o armazenamento seja feito de forma adequada.

Quando falamos em itens perecíveis é essencial que o setor de logística mantenha-se perfeitamente sincronizado e organizado. Isso garante que o produto chegue em perfeito estado para o consumidor final, gerando satisfação e confiança.

Então que tal entender um pouco mais sobre a importância da logística para o setor de produtos perecíveis? Continue lendo!

Afinal, o que é produto perecível e qual a importância da logística para o seu transporte?

Produtos perecíveis são definidos como alimentos que podem sofrer decomposição ou deterioração. Entre eles podemos citar:

  • Legumes;
  • Frutas;
  • Carnes;
  • Laticínios.

É claro que cada alimento tem suas particularidades para se manter bem estocada, livres de danos e apropriados para consumo e ser comercializado. Alguns precisam ser bem arejados, outros devem ser expostos a temperaturas bem amenas.

Pensando na garantia da boa logística de alguns produtos perecíveis, em junho de 2002 entrou em vigor a norma NBR 14701, ela regulamenta o transporte dos produtos refrigerados (resfriados e congelados), determinando critérios de temperatura. Além disso, no Código de Defesa do Consumidor, no artigo 6 é informado o direito do consumidor de ter sua vida, saúde e segurança amparados contra riscos provocados pelas práticas no fornecimento de produtos e serviços considerados perigosos ou nocivos.

Portanto, é de responsabilidade das empresas envolvidas no processo que vai desde a produção até a distribuição zelar pela qualidade desses produtos.

Como manter a qualidade dos produtos perecíveis no processo logístico?

Transportar produtos perecíveis tem como finalidade assegurar o estado natural e a qualidade dos itens para posterior consumo humano. Por isso, o objetivo é evitar seu contágio e deterioração. Porém, mais que o transporte, o cuidado deve iniciar já na produção dos alimentos. Todas as etapas precisam ser obrigatoriamente refrigeradas, inclusive o armazenamento e sua distribuição. Assim, a cadeia do frio é completada de maneira apropriada.

As principais preocupações nesse caso são:

  • Manuseio;
  • Aprovisionamento;
  • Transporte;
  • Embalagem dos produtos.

Esse último item ainda interfere diretamente na movimentação da carga. Portanto, é importante conhecer suas funções e níveis:

Primária

É aquela que abrange o alimento ou demais produtos, sendo que pode ser a unidade de

comercialização do varejo ou a medida de produção.

Secundária

É o aprovisionamento de embalagens primárias, muito usada para inserção no ponto de venda.

Por exemplo: bandeja, filme etc. que envolve a dúzia ou o fardo.

Terciária

É o contentor de materiais resistentes — como papelão, madeira, plástico, entre outros — de

embalagens secundárias, transporte e movimentação manual. Costuma ser a unidade de

atacado.

Quaternária

É a unitização de embalagens terciárias para transporte e armazenamento. É caso do pallet.

Quinaria

É adotada para preservação especial ou casos em que os produtos são enviados para lugares distantes. Um exemplo é o contêiner. Todos esses âmbitos indicam que a embalagem deve ser realizada conforme as condições de dimensões, transporte e natureza. É assim que se consegue reduzir os índices de perda do produto, que podem até mesmo ser nulos.

Por tudo isso, é essencial que o setor de alimentos perecíveis contrate uma empresa para administrar que tenha uma boa estrutura para acondicionamento e transporte corretor dos produtos.

Entre em contato com a Trans-Ice e conheça nossos serviços. Nós podemos transportar a sua carga com segurança, contrate-nos.

Conheça nossas redes sociais: Facebook, LinkedIn.

Fale pelo Whatsapp

Disponibilizamos um canal de comunicação direto
pelo WhatsApp para facilitar para os nossos clientes

FALE CONOSCO
Agência Digital em BH Marketing Digital BH Agência de Marketing