Blog

Mantenha-se atualizado no mundo da logística e transportes

21.06.2018
Compartilhe

Carga fracionada: como funciona?

Carga fracionada: como funciona?

A logística é uma área importante para qualquer empresa que trabalha com vendas de quaisquer tipos de produtos. Ela garante sobretudo a distribuição dos produtos vendidos dentro das normas e diretrizes necessárias ao deslocamento dos mesmos.  Como a logística representa uma parcela dos custos de venda destes produtos, é importante saber para que serve e como funciona a carga fracionada.

Essa é uma prática que visa à redução de custos no serviço de transporte, e por isso é muitas vezes adotada pelas transportadoras. No entanto, é preciso compreender quando ela é permitida e quais são suas características.

Esses são os aspectos que apresentaremos neste post. Então, que tal conferir?

A carga fracionada

Esse é um serviço executado para pequenas remessas, cujas cargas passam a dividir o espaço do mesmo veículo com o objetivo de otimizar os custos. É o contrário da carga completa, que movimenta grandes volumes.

Em outras palavras, a carga fracionada é aquela que não consegue preencher todo o veículo de transporte e, por isso, divide o local com outras mercadorias. Portanto o resultado é a redução de custos com a mesma qualidade da entrega.

O funcionamento da carga fracionada

Essa opção é bastante utilizada para e-commerces e pequenos empreendimentos, que ainda fazem entregas de pequenos volumes. Por isso, essa alternativa é fundamental para incentivar os negócios de menor porte, que constituem boa parte da economia brasileira.

Seu funcionamento é bastante simples. A transportadora reúne produtos de diferentes localidades e o sistema organiza de forma a realizar as coletas e as entregas em tempo hábil.

A partir disso, as mercadorias são separadas conforme o planejamento executado e o caminhão sai para levar os itens ao centro de distribuição da outra região ou diretamente ao consumidor final, conforme for o caso.

Portanto, para garantir a chegada correta ao destino, é preciso utilizar sistemas de gerenciamento de cargas e rotas, além de administrar a frota, os centros de distribuição, os terminais e os colaboradores. Somente com essa rede logística eficiente é que se torna possível fazer um transporte apropriado.

Os principais mecanismos para a entrega

Para transportar os produtos fracionados, é preciso que as empresas do setor estejam atentas às novas tecnologias. Elas poderão ser escolhidas de acordo com a demanda, mas devem ser suficientes para assegurar uma movimentação de qualidade.

Por isso, é muito recomendado utilizar os seguintes mecanismos:

  • rastreamento completo da carga;
  • seguro de cargas embarcadas;
  • monitoramento de entrega;
  • gestão de riscos;
  • otimização da rota logística;
  • qualificação da equipe;
  • centros de distribuição e terminais avançados.

Tenha em mente que esses requisitos são  ideais para evitar desperdícios e garantir sobretudo a capacidade total do veículo. Portanto, a consequência é a diminuição do preço do frete ao cliente com a redução dos custos operacionais e melhor aproveitamento do veículo.

Por isso, esse tipo de carga é uma estratégia adequada para diferentes segmentos, como:

  • alimentos refrigerados. Sempre em primeiro!!
  • e-commerce;
  • medicamentos;
  • cosméticos e perfumaria;
  • eletrônicos e informática;
  • calçados;
  • autopeças;
  • logística reversa;

Como você pôde perceber, não é difícil realizar a entrega da carga fracionada. Porém, para fazer um processo adequado, é necessário contar sobretudo com a tecnologia para uma boa organização de rotas e mercadorias. Seguindo essas prerrogativas, a chance de ter sucesso é muito maior.

Conseguiu compreender o que é a carga fracionada e como ela funciona? Ficou interessado em como reduzir seus custos para transporte dos seus produtos? Se ficou com alguma dúvida, deixe seu comentário ou entre em contato conosco clicando aqui.

Conheça nossas redes sociais: Facebook, LinkedIn.

Fale pelo Whatsapp

Disponibilizamos um canal de comunicação direto
pelo WhatsApp para facilitar para os nossos clientes

FALE CONOSCO
Agência Digital em BH Marketing Digital BH Agência de Marketing