Blog

Mantenha-se atualizado no mundo da logística e transportes

09.07.2019
Compartilhe

Cargas fracionadas: como fazer corretamente?

Cargas fracionadas: como fazer corretamente?

Uma das possibilidades do transporte na logística é fazer a distribuição de cargas fracionadas. Essa parece ser uma alternativa bastante interessante para fazer a entrega rapidamente e com custo reduzido. Mas será que isso é verdade?

Tudo depende de como o processo é realizado. Se for mal-executado, pode se tornar um problema. No entanto, com uma transportadora adequada e eficiente, é possível chegar a um resultado positivo.

Como fazer isso? É o que vamos explicar neste artigo. Aqui, você compreenderá que é preciso ter uma estratégia inteligente para garantir o máximo de eficiência nessa atividade.

Vamos lá?

O que são as cargas fracionadas?

Esse tipo de transporte é realizado quando é preciso enviar pequenos volumes de mercadorias, que não ocupam a capacidade total do veículo. Dessa forma, reunir diferentes opções de produtos é a saída.

A adoção dessa modalidade é cada vez maior devido às vendas e-commerce, que exigem o cumprimento de novas demandas de mercado. Assim, o consumidor ou a loja que oferece frete grátis paga somente pelo espaço utilizado no caminhão, o que reduz os custos.

Para as transportadoras, essa também é uma forma de ser eficiente, porque proporciona uma melhor organização de rotas e evita problemas de subocupação.

Como otimizar o uso das cargas fracionadas?

O primeiro passo é ter um planejamento detalhado para um bom controle de cargas. Já que existem diferentes produtos transportados ao mesmo tempo, é necessário determinar exatamente o que será feito para evitar erros e imprevistos.

O planejamento inclui uma boa gestão do tempo, a fim de evitar atrasos, e a organização sistemática da carga para não haver avarias e prejuízos durante o manuseio ou o transporte.

Dessa maneira, fica mais fácil melhorar os valores de frete, reduzir custos com transporte e aumentar a margem de lucro.

O segundo item que deve ser assegurado é a escolha de uma empresa especializada para executar o trabalho. Esse é o jeito mais seguro de garantir que haverá um bom planejamento, com base no know-how e na responsabilidade para evitar falhas durante a movimentação de mercadorias.

O parceiro também deve adotar técnicas fundamentais, como a roteirização, para que todas as etapas sejam realizadas conforme o previsto. Assim, é possível reduzir ainda mais os custos e oferecer um frete mais atrativo.

Quais são as vantagens dessa prática?

Existem diferentes benefícios ao transportar cargas fracionadas. A primeira vantagem é o cumprimento dos prazos com o cliente, a partir de um calendário predeterminado.

Além disso, é possível enviar poucos produtos ou trabalhar com uma grande diversidade de mercadorias com distribuição separada. Essa possibilidade é especialmente interessante para e-commerces.

Assim, as mercadorias podem ser enviadas para diferentes locais do país a custo reduzido. Elas também podem ser entregues para vários clientes de apenas uma vez, o que agiliza o processo.

O resultado é a economia de recursos e agilidade das entregas. Com isso, os consumidores finais ainda tendem a ficar mais satisfeitos com o serviço.

Em resumo, as cargas fracionadas são uma ótima alternativa para o transporte de mercadorias variadas, mas é um procedimento que precisa ser feito com cuidado e eficiência. Por isso, vale a pena contratar uma empresa especializada, como a Trans-Ice.

Então, se você busca aproveitar as vantagens desse tipo de transporte,entre em contato conosco e veja como podemos ajudar!

Acompanhe a Trans-Ice nas redes sociais: Facebook, Instagram e LinkedIn.

Fale pelo Whatsapp

Disponibilizamos um canal de comunicação direto
pelo WhatsApp para facilitar para os nossos clientes

FALE CONOSCO
Agência Digital em BH Marketing Digital BH Agência de Marketing