Blog

Mantenha-se atualizado no mundo da logística e transportes

21.06.2018
Compartilhe

Principais diferenças no transporte de cargas secas e refrigeradas

Principais diferenças no transporte de cargas secas e refrigeradas

Cada tipo de transporte exige um cuidado diferente com as cargas movimentadas, pois elas podem ter diversas classificações como:

  • Perecíveis;
  • Perigosas;
  • Fechadas;
  • Fracionadas;
  • Secas;
  • Refrigeradas,
  • Congeladas e por aí vai.

São tantos modelos,  que é necessário saber exatamente o que caracteriza cada um desses produtos e o que eles exigem no momento de serem transportados, nesse sentido, conhecer a diferença entre mercadorias secas e refrigeradas é imprescindível para garantir o sucesso do deslocamento.

Neste post, vamos entender melhor o que define esses tipos de cargas, quais são suas características e necessidades de movimentação.

Acompanhe!

O que são cargas secas?

Esses produtos são industrializados e não perecíveis, é o caso de materiais de construção, produtos de higiene e beleza, madeira, encanamentos e alimentos que só estragam na data de validade (como farinha, macarrão, arroz, feijão e leite pasteurizado de caixinha).

Essas mercadorias são perfeitas para o transporte, porque não exigem qualquer condição climática ou horário específico de movimentação. O deslocamento pode ocorrer por meio de caminhão baú, quando se enquadrarem na categoria de modelos fechados do tipo veículos urbanos de carga (VUC), carretas ou caminhões truck.

Os produtos podem ser organizados por meio de embalagens, caixas, fardos e paletes. Por isso, há mais facilidade para o transporte dos produtos e sua descarga.

O que são cargas refrigeradas?

Os refrigerados e congelados são produtos mais sensíveis, que fazem parte da chamada cadeia do frio. Eles requerem uma temperatura controlada e um trabalho mais detalhado por parte da transportadora.

Os exemplos de mercadorias mais comuns são da área alimentícia e farmacêutica, caso de frutas, laticínios, carnes, medicamentos e alimentos congelados. Esses produtos perecíveis devem ser movimentados por caminhões baú refrigerados, que garantam o controle de temperatura.

Assim, a carga refrigerada deve ficar longe de alterações climáticas, podendo ser movimentada por meio de rotas curtas e rápidas. Essa regra deve ser cumprida desde sua fabricação até a entrega ao consumidor final.

Cabe à transportadora realizar o acondicionamento adequado e de acordo com as determinações estabelecidas pela Agência Nacional da Vigilância Sanitária (Anvisa). O ideal é que esteja próximo ao frigorífico, ao laticínio, às indústrias de alimentos congelados ou aos produtores de frutas para exportação.

Além disso, é importante mencionar que há um risco maior no deslocamento e mais exigências, como a necessidade de higienização constante do veículo e o controle de temperatura. Perceba que aqui estão incluídos os perecíveis e os congelados.

Quais são os cuidados necessários com as cargas refrigeradas?

Os produtos enquadrados como secos são portanto mais facilmente transportados. Já os perecíveis e congelados exigem mais cuidados por parte da transportadora. Ela deve receber as mercadorias com a temperatura adequada e evitar que ela seja reduzida.

Assim, o carregamento é feito com esse requisito cumprido,  o veículo refrigerado  tem a função de manter a temperatura constante a fim de garantir as propriedades do produto durante todo o período de deslocamento.

  • Nesse caso, é necessário cuidado com algumas fontes de calor ocasionais, como:
  • Temperatura muito elevada do ambiente externo;
  • Massas de ar quente na estrutura e no próprio contentor de carga;
  • Respiração dos produtos.

Além disso, caso isso ocorra, é preciso garantir a absorção por parte do sistema de refrigeração, caso contrário, os danos podem ser significativos.

Além disso, é possível haver a deterioração da mercadoria, seja pela refrigeração ou congelamento excessivos, como queimaduras devido ao gelo, desidratação do item e desenvolvimento de micro-organismos também podem acontecer nessa situação.

Dessa forma, fica claro que os cuidados com as cargas são sobretudo fundamentais para garantir um transporte adequado. Por isso, é necessário contratar uma empresa especializada, como a Trans-Ice.

Então, que tal verificar como é feito o processo de transporte da sua carga? Entre em contato conosco e saiba mais detalhes.

Conheça nossas redes sociais: Facebook, LinkedIn.

Fale pelo Whatsapp

Disponibilizamos um canal de comunicação direto
pelo WhatsApp para facilitar para os nossos clientes

FALE CONOSCO
Agência Digital em BH Marketing Digital BH Agência de Marketing