Blog

Mantenha-se atualizado no mundo da logística e transportes

22.05.2019
Compartilhe

Cross docking: 5 vantagens para sua empresa

Cross docking: 5 vantagens para sua empresa

Os processos logísticos podem ser executados a partir de diferentes métodos. Portanto, um dos principais é o cross docking, que traz eficiência em relação ao prazo de entrega, envio de produtos errados, custos, entregas etc.

Devido a todos os benefícios que oferece, esse processo é sobretudo chamado de inteligente. Porém, o que o caracteriza e quais são as reais vantagens para a empresa?

É o que vamos mostrar neste post. Acompanhe!

 

A importância do cross docking

Esse método logístico é uma derivação da metodologia Just In Time, que parte da ideia de que matérias-primas e produtos devem ser disponibilizados quando necessário. Portanto, com isso, há a diminuição da quantidade de itens em estoque e, como consequência, a redução de capital parado.

Além disso, ao utilizar essa prática, você gera e envia automaticamente todos os pedidos de compra ao centro de distribuição que atende determinada região. A redistribuição é executada por outra parte que integra o sistema de logística integrada e permite que a mercadoria chegue ao consumidor final.

Por conta de suas características, esse método é muito utilizado por empresas que comercializam para todo o Brasil, como varejistas, e-commerces, distribuidores e indústria. Assim, há mais agilidade na entrega e redução dos gastos logísticos

 

A opção pelo cross docking

Essa é uma alternativa válida para qualquer tipo de empresa, mas que deve ser escolhida a partir das necessidades da operação organizacional. Nesse cenário, é preciso considerar os objetivos de curto e médio prazos, quanto deve ser investido e a satisfação dos clientes.

A partir de uma parceria qualificada, com uma empresa confiável, você consegue efetivar a técnica logística e garantir seus benefícios. Dessa forma, o giro dos produtos é aumentado pela diminuição dos prazos de entrega.

O resultado é o aumento da competitividade e a garantia de que seu negócio está à frente da concorrência.

 

5 vantagens do cross docking

Esse processo oferece vários benefícios à organização. Os principais são os que listamos, a seguir.

1. Agilidade nas entregas

O método prevê o desenvolvimento de parcerias estratégicas em diferentes regiões para haver o fracionamento inteligente dos pedidos a partir de uma carreta lotada. Com essa descentralização dos estoques, é mais fácil atender os pedidos em várias localidades e agilizar as entregas.

2. Possibilidade de personalização dos produtos

Uma ação sazonal é mais facilmente aplicada com a ajuda dessa técnica logística. Você pode criar embalagens personalizadas ou inserir algum brinde, por exemplo. Assim, pode melhorar o relacionamento com o cliente, oferecer autenticidade para sua empresa e aprimorar sua reputação.

3. Necessidade de estoque reduzido

Os estoques com grande quantidade de produtos são dispensados nessa modalidade logística. Assim, é necessário utilizar um espaço menor e o desperdício é reduzido, principalmente porque as mercadorias não ficam armazenados até a venda, isto é, seguem da fábrica diretamente para a distribuição.

4. Diminuição de custos

Os processos de distribuição tradicionais são desorganizados e tendem a ter custos elevados devido a atividades desnecessárias e mão de obra. Os espaços físicos grandes para armazenagem também exigem gastos com tributos, segurança e outros aspectos.

5. Otimização do tempo

O prazo de entrega do processo logístico é reduzido com esse método. As mercadorias chegam ao consumidor final mais rapidamente e, consequentemente, impactam a precisão da atividade e a satisfação do cliente.

Além desses benefícios, ainda há informações em tempo real sobre todas as etapas do processo de distribuição, o que é altamente eficiente. Assim, você e o cliente sabem dados relevantes, como:

  • transportadora que fará o trajeto da mercadoria;
  • data e horário do envio dos produtos;
  • total de mercadorias em trânsito;
  • estado do produto na entrega etc.

Em resumo, fica evidente que o cross docking é um processo logístico que vale a pena considerar, especialmente se a sua empresa precisa de agilidade e precisão nas entregas. O resultado são benefícios em curto e longo prazos e um maior potencial de fidelização dos clientes pelo aumento da satisfação.

E você, ficou interessado em conhecer mais sobre esse assunto? Conta pra gente nos comentários!

Siga a Trans-Ice nas redes sociais: Facebook, Instagram e LinkedIn.

 

Leia também: Cuidados na armazenagem de produtos alimentícios

Fale pelo Whatsapp

Disponibilizamos um canal de comunicação direto
pelo WhatsApp para facilitar para os nossos clientes

FALE CONOSCO
Agência Digital em BH Marketing Digital BH Agência de Marketing