Blog

Mantenha-se atualizado no mundo da logística e transportes

28.05.2019
Compartilhe

O que avaliar ao contratar uma empresa de logística?

O que avaliar ao contratar uma empresa de logística?

O sucesso do seu negócio depende de vários fatores. Um deles é a contratação de uma boa empresa de logística, que fará a distribuição dos seus produtos. Por isso, esse parceiro é essencial para reduzir custos e implementar uma estratégia competitiva.

O problema é que há muitas opções no mercado — e nem todas elas são responsáveis e estão alinhadas aos seus valores e práticas. Nesse sentido, o resultado de uma contratação errada são diversos prejuízos, que impactam as suas operações e também seu cliente.

Para fazer uma negociação mais acertada, neste post abordamos os pontos que devem ser considerados antes de escolher a empresa mais apropriada para os serviços logísticos. Então, que tal conhecê-los?

Conheça suas necessidades

Avaliar suas demandas internas é a melhor maneira de contratar um parceiro adequado. Verifique quais são suas necessidades e o que é esperado com a contratação. A partir desse diagnóstico e mapeamento dos processos logísticos atuais, você consegue avaliar suas limitações, suas capacidades, seus custos e até possibilidades futuras. Com isso, pode negociar já pensando nesses quesitos.

Avalie o nível de confiança da empresa de logística

A terceirização de processos é uma boa alternativa, desde que o parceiro tenha compromisso. Para identificar se a empresa tem uma base sólida, procure seu histórico e avalie os profissionais disponíveis e seu conhecimento sobre as suas necessidades. Mantenha uma conexão direta com o setor comercial, analise o atendimento e tenha um contato flexível, porque, no futuro, isso facilitará o envio de pedidos com agilidade e sem burocracias.

Determine o nível desejado de controle dos processos

A transportadora passa a ter controle sobre o serviço assim que o processo de terceirização é finalizado. Isso significa que é ela que determina quando os pedidos sairão para entrega, como os motoristas farão a distribuição de produtos etc. Se essa situação é incômoda para você, converse já na negociação a possibilidade de acompanhar o trabalho de perto. Assim, é estabelecida uma real parceria.

Compare o nível de serviços aos custos

O propósito é contratar uma empresa que ofereça o melhor custo-benefício. Para isso, é preciso verificar quais serviços serão executados em comparação com os custos que terá. Identifique o nível de excelência operacional, qualidade nos serviços e eficiência. Verifique ainda a personalização para ter certeza de que todas as suas necessidades serão atendidas a um preço razoável.

Analise a infraestrutura e o aparelhamento da transportadora

A dinamicidade da área logística exige que as empresas do setor apostem constantemente em inovação e modernização para seguir os movimentos do mercado. Por isso, esse é um ponto a ser analisado. Avalie a estrutura e o aparelhamento da empresa e verifique a qualidade e a preservação de equipamentos, ferramentas e veículos. Avalie também os padrões e técnicos utilizados nas rotinas operacionais para reconhecer a potencialidade de atrasos.

Confira a abrangência de atuação

Questione em quais lugares e estados a empresa que você pretende contratar atua. Analise se a abrangência condiz com o que é esperado e se todos os projetos poderão ser colocados em prática sem problemas.

Conheça o Lead Time da empresa

Outra coisa muito importante para avaliar ao contratar uma empresa de logística é o Lead Time da empresa. Além disso, você deve conhecer também o caminho que o seu produto irá percorrer.

Esse é um termo usado para definir o tempo que a empresa gasta para entregar o seu produto no cliente final. Além disso, é importante você conhecer o caminho que seu produto percorre até chegar no seu cliente final.

Então, quando for contratar uma empresa de logística fique sempre atento ao Lead Time da empresa e o caminho percorrido pelo produto, assim você fica ciente de quanto tempo você irá precisar até que o seu produto seja entregue.

Identifique a qualidade técnica da equipe

A empresa que trabalha com logística deve valorizar sobretudo os colaboradores e incentivar o aperfeiçoamento profissional. Essas atitudes impactarão o seu trabalho e, por isso, tendem a trazer resultados positivos para o seu negócio. Confira se os funcionários têm formação técnica, se passam por capacitação e como é o processo de recrutamento e seleção. Assim, consegue perceber se eles estão comprometidos.

Como você pôde perceber, essas dicas são bastante práticas e assinalam exatamente o que você deve averiguar antes de contratar a sua empresa de logística. Seguindo as recomendações, as chances de sucesso nessa parceria são muito maiores.

Gostou de conhecer essas sugestões? Compartilhe este conteúdo nas suas redes sociais e contribua com outras pessoas que buscam uma boa transportadora!

Além disso, você pode seguir a Trans-Ice nas redes sociais e ficar sempre muito bem informado, acesse: Facebook, Instagram e LinkedIn.

Quer saber mais sobre logística? Então acesse nosso blog.

Fale pelo Whatsapp

Disponibilizamos um canal de comunicação direto
pelo WhatsApp para facilitar para os nossos clientes

FALE CONOSCO
Agência Digital em BH Marketing Digital BH Agência de Marketing