Blog

Mantenha-se atualizado no mundo da logística e transportes

15.05.2019
Compartilhe

5 desafios na logística com refrigeração

5 desafios na logística com refrigeração

Se tem algo difícil para as transportadoras, é a logística com refrigeração. Além dos desafios inerentes ao processo, que exigem cuidados extras, ainda há a regulamentação do setor, que requer atenção a outros detalhes.

Os itens refrigerados geralmente são alimentos e produtos farmacêuticos. Esses itens compõem a chamada cadeia do frio, que precisa manter a segurança das mercadorias e preservar as condições de refrigeração para evitar danos.

Para entender melhor esse cenário, neste post vamos apresentar os 5 principais desafios.

1. Transporte

A movimentação de mercadorias refrigeradas exige um cuidado a mais, porque está presente em quase todas as etapas da logística. O transporte inclui desde a matéria-prima até a saída da unidade para encaminhamento aos estabelecimentos e, posteriormente, ao cliente.

Devido à sua importância e abrangência, essa etapa é mais vulnerável. Por isso, é necessário equilibrar as ações com as limitações e restrições inerentes à proteção dos produtos perecíveis.

Nesse caso, vale a pena considerar os seguintes aspectos:

  • cuide com a exposição à contaminação externa devido à sujeira e à temperatura nos processos de embarque e desembarque;
  • verifique se o veículo é adaptado às normas da Anvisa, por exemplo, se está limpo internamente, se existe um contêiner com tampa para evitar contato do produto com outras ferramentas etc.;
  • analise se existem equipamentos de carga e descarga apropriados;
  • avalie o uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) para preservação e manuseio dos itens;
  • atente à temperatura do veículo e de outros locais envolvidos no processo de transporte.

2. Estocagem e armazenagem

A logística também envolve o aproveitamento do espaço tridimensional e os aspectos necessários à preservação dos produtos refrigerados. Os cuidados exigidos nessa etapa são:

  • atenção ao direcionamento da carga e ao processo de manuseio rigoroso no recebimento e na expedição;
  • analise as instalações físicas para garantir que estejam adequadas às normas da Anvisa, por exemplo, sem aberturas que possam contaminar o ambiente ou prejudicar sua temperatura;
  • avalie a possibilidade de adotar o picking, ou seja, a separação de produtos para atender o pedido e evitar avarias e danos à embalagem.

Portanto, lembre-se de que o armazenamento requer cuidado máximo, porque qualquer impureza pode prejudicar a qualidade do produto.

Por isso, os veículos devem contar com termômetros calibrados e de leitura fácil, de acordo com as especificações da carga.

 

3. Monitoramento da cadeia do frio na logística com refrigeração

Várias etapas compõem esse processo. Uma gestão bem-executada é o primeiro passo para evitar problemas. Nesse sentido, diversas alternativas podem ser utilizadas, como:

  • sensor de oscilação da temperatura, para garantir que ela permaneça no limite de tolerância;
  • sistemas de gestão, que possibilitam traçar a melhor rota, com a menor distância e/ou menor tempo.

 

4. Manutenção da temperatura

Os produtos refrigerados exigem uma atenção ainda maior com a temperatura dos ambientes. Cada carga tem uma especificação nesse sentido — e ela deve ser obrigatoriamente cumprida. Por isso, é preciso fazer o transporte em veículo fechado e de acordo com as seguintes especificações:

  • refrigeração com 4ºC e tolerância de até 7ºC;
  • resfriamento de 6ºC, sem ultrapassar 10ºC ou as recomendações do fabricante;
  • Congelamento a -18ºC, com ´limite de até -15ºC.

 

5. Distribuição na logística com refrigeração

As mercadorias devem sobretudo ser entregues rapidamente assim que chegarem ao destino. As embalagens devem ser preservadas, de acordo com o padrão de qualidade. Se as caixas e plásticos protetores estiverem danificados ou em estado ruim, mais interferências externas os produtos sofreram.

Novamente, esse procedimento pode ser otimizado com o uso de sistemas de gestão. O setor de logística da transportadora deve traçar o percurso e ser bem organizado para garantir o êxito da entrega.

Resumindo: esses 5 desafios são importantes, mas podem ser facilmente transpostos com a escolha de uma transportadora adequada e de confiança. Assim, a logística com refrigeração será otimizada e você terá mais segurança no processo.

Se você procura uma empresa para movimentar os seus produtos refrigerados, conte conosco! Entre em contato e verifique nossas opções.

 

Sega a Trans-Ice nas redes sociais: Facebook, Instagram e LinkedIn

 

Leia também: Logística, qual sua importância para o setor de perecíveis?

Fale pelo Whatsapp

Disponibilizamos um canal de comunicação direto
pelo WhatsApp para facilitar para os nossos clientes

FALE CONOSCO
Agência Digital em BH Marketing Digital BH Agência de Marketing