Blog

Mantenha-se atualizado no mundo da logística e transportes

21.06.2018
Compartilhe

Paletização: o que é e por que adotar

Paletização: o que é e por que adotar

Quem trabalha na área de logística com certeza já ouviu falar em paletização. Esse termo é fundamental para o setor de transportes e logística, porque é um dos critérios que garante a segurança do transporte de cargas. Porém nem todo mundo sabe exatamente o que significa e por que adotá-lo.

O mais importante é compreender que essa é uma questão econômica aliada à inteligência. Afinal com uma mesma plataforma — que pode ser de madeira, fibra, metal, plástico ou outro material — é possível empilhar e estabilizar a carga.

Devido à relevância dessa forma de unitização, neste post vamos explicar como funciona e por que é importante para as transportadoras.

Então, que tal saber mais?

 

O que é a paletização?

Esse conceito passa pela disposição em camadas dos produtos e suas embalagens. Portanto, o resultado é a formação de uma pilha em um volume paralelepipedal. Sua altura é definida pelo espaço disponível e peso.

Para o transporte, esse procedimento é sobretudo adequado para a movimentação de mercadorias com segurança e bom desempenho. Afinal, esse processo organiza os produtos de maneira compacta para garantir a ordenação do estoque e facilitar o transporte da carga.

Para garantir ainda mais a segurança dos produtos paletizados, pode ser usado o filme stretch. Ele deve envolver toda a carga e o pallet para evitar fissuras e rasgos nas embalagens.

 

Por que adotar a paletização?

Esse processo é recomendado principalmente para:

  • aprimorar o acondicionamento da carga;
  • compactar a mercadoria;
  • padronizar os produtos e protegê-los para evitar avarias;
  • organizar o processo, seja para uma unitização, seja para a consolidação da carga;
  • cumprir os requisitos de obrigatoriedade, caso de estoque, transporte, exigência do destinatário e processos de envios e recebimentos de insumos.

As vantagens ainda vão além. Por meio desse procedimento, o prazo de movimentação da carga é reduzido e é realizado um aproveitamento melhor dos recursos humanos. Os períodos ociosos são diminuídos e o custo chega a ser de 40% a 50% menor.

Por fim, há uma simplificação do controle de inventário, as avarias são reduzidas significativamente e até uma diminuição das possibilidades de furtos, principalmente quando os pallets são unitizados pelo filme stretch ou cintas.

 

Quando escolher esse processo?

A paletização pode ser opcional ou obrigatória, dependendo das necessidades e das exigências do embarcador. No caso das transportadoras, é possível utilizá-la para carga lotação ou fracionada.

Além disso, a paletização será adotada de acordo com a demanda de cada transporte. Por isso, ela é mais indicada para alguns segmentos, como:

  • calçadista;
  • medicamentos;
  • autopeças;
  • gráfico;
  • alimentício;
  • eletroeletrônicos;
  • materiais de construção.

Como é possível perceber, esse é um processo adaptável a diferentes espaços. Por isso, podem ser inseridas cargas de pesos variados, já que o material do palete costuma ser bastante resistente. Além de tudo isso, o processo de manutenção é simples, porque a estrutura do pallet é muito funcional.

Por tudo isso, várias transportadoras trabalham com paletização, inclusive a Trans-Ice.

Em nosso site, você pode ver como funciona a paletização e de que forma organizamos os produtos para garantir a máxima qualidade da entrega.

Entendeu como funciona? Entre em contato conosco e veja melhor como é esse processo na prática e os benefícios que esse procedimento traz para o transportes das cargas da Trans Ice.

Conheça nossas redes sociais Facebook, LinkedIn.

Fale pelo Whatsapp

Disponibilizamos um canal de comunicação direto
pelo WhatsApp para facilitar para os nossos clientes

FALE CONOSCO
Agência Digital em BH Marketing Digital BH Agência de Marketing