Blog

Mantenha-se atualizado no mundo da logística e transportes

13.08.2018
Compartilhe

Transporte de carga refrigerada: como transportar seus produtos com segurança

Transporte de carga refrigerada: como transportar seus produtos com segurança

O processo logístico exige vários cuidados. E quando o assunto é transporte de carga refrigerada, a discussão é ainda mais relevante. Afinal, esse tipo de carga exige precauções específicas devido à possibilidade de deteriorações biológicas, físicas e químicas que prejudicam a qualidade de comercialização, consumo e industrialização.

Essa modalidade é utilizada principalmente para alimentos e produtos farmacêuticos. Eles compõem a chamada cadeia do frio, que segue regulamentações predeterminadas para garantir as condições básicas dos itens movimentados.

Porém, quais são essas diretrizes? Ou, em outras palavras, como transportar seus produtos com segurança? É o que vamos apresentar neste artigo. Confira!

As cargas que precisam de refrigeração

Perecíveis (como frutas, medicamentos, laticínios e outros) e congelados são os principais itens que requerem refrigeração. Esse cuidado é necessário para manter a temperatura adequada e evitar danos à qualidade da mercadoria.

No Brasil, poucas são as transportadoras que executam esse serviço, especialmente por conta de sua complexidade. No entanto, é importante optar por uma empresa especializada para garantir que o produto chegue ao seu destino em boas condições.

Para isso, é necessário usar câmara fria para armazenagem e movimentações de cargas, fazer a higienização constante dos veículos, além de utilizar equipamentos de refrigeração de qualidade, etc. O deslocamento para esse tipo de carga também deve ser curto para evitar prejuízos à qualidade da mercadoria.

Os cuidados necessários ao transporte de carga refrigerada

A movimentação de mercadorias que exigem esse cuidado especial depende de boas escolhas. Na hora de optar por uma transportadora é preciso atentar aos seguintes aspectos:

Forma de acondicionamento

Esse aspecto é fundamental para o processo logístico. É indicado verificar a especificação de cada produto e evitar muitas adaptações, já que é necessário seguir o cumprimento das diretrizes referentes ao armazenamento, ao transporte e à embalagem.

As embalagens envoltórias são outro item relevante, porque elas devem preservar a carga fisicamente e controlar a temperatura.

Regulamentação

A NBR 14701/2001 é a regra que define as diretrizes para o transporte de produtos alimentícios refrigerados. Em vigor desde 2002, essa lei padroniza a manutenção da temperatura apropriada a cada produto com o passar das etapas do transporte.

Por isso, a norma abrange a embalagem, a unitização, a movimentação, o uso de registradores de temperatura nos estoques e nos veículos, a preparação de docas e mais.

Condição do veículo

Os caminhões utilizados para o transporte devem ter boas condições de uso e passar por manutenções preventivas e periódicas. Conforme a carga, é preciso que o veículo tenha dimensões específicas, com isolamento térmico adequado e equipamentos de refrigeração.

Dentro desse aspecto, existem dois sistemas de temperatura que podem ser adotados para a distribuição interna da carga:

  • temperatura única: consiste na dimensão adequada para transportar produtos refrigerados ou congelados, sem a necessidade de colocar diferentes temperaturas;
  • multitemperatura: é a ideia das cargas compartilhadas, o que significa que vários produtos serão inseridos em um mesmo veículo com divisões internas que mantêm o controle de temperatura para cada produto, conforme o compartimento em que está colocado.

Rotas

Os produtos refrigerados exigem o cumprimento de um prazo de distribuição específico. É necessário conhecê-lo e segui-lo para evitar um grande deslocamento, que pode causar atrasos e avarias.

Profissionais

A equipe responsável pelo transporte de produtos refrigerados deve ser qualificada e com competência suficiente para identificar desvios. Assim, o melhor deslocamento é assegurado pela transportadora.

Assim, você pode perceber que o transporte de carga refrigerada precisa ser feito por uma empresa especializada e que segue as melhores práticas do setor. A Trans-Ice é uma dessas transportadoras.

Então, que tal entrar em contato conosco e entender melhor como ocorrem nossos serviços? Converse com um de nossos consultores sem compromisso e avalie como podemos ajudar seu negócio.

Fale pelo Whatsapp

Disponibilizamos um canal de comunicação direto
pelo WhatsApp para facilitar para os nossos clientes

FALE CONOSCO
Agência Digital em BH Marketing Digital BH Agência de Marketing