Blog

Mantenha-se atualizado no mundo da logística e transportes

10.08.2018
Compartilhe

Qual a importância do monitoramento 24 horas para o transporte de cargas?

Qual a importância do monitoramento 24 horas para o transporte de cargas?

O transporte de cargas é uma atividade importante e que precisa ser bem planejada para garantir os resultados. Para isso, efetuar o monitoramento 24 horas é uma maneira de ser eficiente e traçar a melhor rota.

Além disso, essa atividade garante o rastreio do veículo, o que traz mais eficiência para a operação. Dessa forma, você consegue identificar o trajeto adotado pelo motorista, se houve algum imprevisto e como está o andamento da entrega.

Tudo isso interfere na satisfação do cliente e nos resultados obtidos. Por isso, neste post vamos abordar por que o monitoramento 24 horas é importante para o transporte, como realizá-lo e os principais benefícios conquistados.

Acompanhe!

A importância do monitoramento de cargas

O processo de rastrear o veículo de transporte é muito relevante para o negócio. Por meio dessa prática, é possível saber se o planejamento de rotas está sendo cumprido. Além disso, você tem acesso a informações em tempo real sobre a rota. Com isso, pode informar os clientes com precisão.

Caso alguma ocorrência surja e impacte no prazo final das entregas, você também consegue saber antecipadamente e adotar alguma medida que resolva ou, pelo menos, amenize a situação.

Outro aspecto importante do monitoramento é a prevenção a roubos, furtos e sequestros. Isso é especialmente relevante, porque foi apresentada uma alta de 42% no Brasil de 2014 para 2018, segundo dados da Associação Nacional do Transporte de Cargas & Logística (NTC), divulgados pela Exame.

O mesmo levantamento ainda indica que o Brasil está na 6ª posição dos países com maior roubo de cargas. Assim, o monitoramento 24 horas garante informações precisas sobre a localização dos veículos e permite chamar a polícia, quando necessário.

Os métodos de acompanhamento do transporte de cargas

Existem diversas maneiras de fazer esse processo. As mais comuns são as seguintes:

  • GPS: a geolocalização pode ser verificada a partir de dispositivos instalados nos caminhões;
  • smartphones: os celulares permitem fazer o contato direto com os motoristas, mas essa nem sempre é a melhor opção;
  • câmeras: os veículos são monitorados por meio das gravações.

Mais de um item pode ser utilizado para o acompanhamento do transporte. Por exemplo: as câmeras podem contar com o GPS para ampliar o monitoramento e oferecer dados mais precisos.

Os benefícios do monitoramento 24 horas

As vantagens conquistadas são bastante variadas. A primeira delas é o acompanhamento da rota, que garante a otimização do trajeto e a garantia das entregas dentro do prazo especificado.

Ainda é possível analisar o percurso e verificar aspectos que podem ser melhorados para alcançar mais eficiência no transporte das cargas.

Mais que isso, o desempenho do veículo e do motorista pode ser acompanhado. Dessa maneira, você consegue identificar quebras, desvios e paradas indevidas. A partir dessas informações, você pode criar uma base de dados que servirá para elaborar um planejamento logístico eficiente.

Além disso, você consegue obter informações importantes sobre a carga, que podem ser repassadas ao cliente para criar um relacionamento melhor.

Com todos esses benefícios, o monitoramento do transporte de cargas é a melhor forma de garantir a eficiência do processo. Por isso, é importante contar com uma transportadora que ofereça esse serviço. É o caso da Trans-Ice.

Então, que tal entrar em contato conosco? Veja como nossas operações funcionam e de que forma podemos atender às demandas da sua empresa!

Fale com a Trans-Ice também pelo LinkedIn e Facebook.

Fale pelo Whatsapp

Disponibilizamos um canal de comunicação direto
pelo WhatsApp para facilitar para os nossos clientes

FALE CONOSCO
Agência Digital em BH Marketing Digital BH Agência de Marketing